Plágio (ou Um Acestral em Comum?)

Segundo a teoria Darwinista, todos se originaram de um ancestral em comum e, com a Seleção Natural, evoluímos. Os que se adaptaram melhor ao meio conseguiram se manter vivos e reproduzir, tornando-se mais numerosos.

Será que com a música (ou qualquer outra arte) não acontece o mesmo? Será que a teoria também não se aplica? Algumas músicas marcam gerações, criam novos gêneros e inspiram vários outros. Quem lançou o primeiro blues? Se inspirou onde?

Ninguém nasce sabendo tocar instrumento algum e, muito menos, nasce compondo alguma música. Primeiro aprendemos a tocar um instrumento. E aprendemos tocando músicas que já existem. As bandas também são assim. Cresci ouvindo meus vizinhos do Pato Fu ensaiarem músicas dos Mutantes antes de criarem as próprias. Isto explica muito o estilo que adotaram em suas composições.

Mas, acrescentando a máxima de que “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, algumas canções recentes são tão inspiradas em outras mais antigas que parece mais uma versão. Ou, se formos mais duros, é um plágio mesmo!

As músicas dos Beatles, como já comentei aqui e também aqui anteriormente, inspiraram a maioria das bandas de Rock que conhecemos hoje. Acrescentamos ainda o fato de que o líder do Skank, Samuel Rosa seja um beatlemaníaco confesso. Ao ouvir o CD Cosmotron ao lado do meu pai outro dia, ele reconheceu prontamente a semelhança entre Supernova dos mineiros e a música Tomorrow Never Knows da banda de Liverpool. Confira abaixo e me responda:

E aí? Plágio ou inspiração?
Em uma arte onde nada se cria e tudo se transforma é realmente difícil saber…

.
UPDATE: Bastou mais alguns minutos de pesquisa na internet pra encontrar este vídeo:
.

Anúncios

One Response to Plágio (ou Um Acestral em Comum?)

  1. a julgar pelos “passarinhos” e tudo?? Plágio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: