Uma “eficiência” de atendimento da SKY

Em janeiro deste ano, houve um problema na antena da Sky que chegou a afetar o prédio inteiro. Eu estava viajando na época e só fiquei sabendo quando retornei. Segundo meus vizinhos, foi com muito custo que conseguiram que um técnico da Sky fosse até o local e resolvesse o problema.

Mas não resolveram completamente. Desde então, alguns dos canais que assino perderam o sinal. Sony, TNT, A&E, E!, NatGeo, VH1 entre outros. Inclusive o chatíssimo Canal do Cliente (aquele que aparece sempre que ligamos o receptor) também ficou fora. Como são canais que não costumo assistir (aliás, nem assisto tanta TV assim…) não dei muita importância e evitei ter que ligar e reclamar.

Até ontem. Depois de uma chuva que me deixou horas sem o sinal do satélite, liguei por esse motivo e aproveitei o final da chamada para questionar sobre esse problema antigo.

Outro fato que me fez enfrentar os bichos das centrais de atendimento foi a cerimônia do Oscar 2010 que estava passando dignamente apenas na TNT. A Sky de Brasília não tem Globo (aliás, pra dizer a verdade, a Globo nunca TRANSMITIU o Oscar!). Não sou muito fã daquele BLABLABLA da cerimônia do Oscar, mas gostaria de assistir enquanto ainda estava acordado.

A conversa foi parecida com o que escrevo abaixo. Claro que não colocarei os nomes das atendentes, mas é fácil reconhecer as falas delas pelo uso constante da palavra “senhor”.

– Certo. Agora o sinal já voltou.

– Pois não, senhor. Posso ajudar em mais alguma coisa?

– Ah! Pode sim. Desde que tivemos um problema na antena do edifício que alguns canais do meu pacote estão sem sinal. Inclusive o Canal do Cliente.

– Aparece alguma mensagem?

– Não, nenhuma. Apenas a tela preta.

– Qual canal, por exemplo, senhor?

– O canal da SONY é um deles (eu com a TV ligada no canal todo preto).

– Só um “momeinto” que vou estar verificando quais os canais do seu plano. É o plano Light, certo?

– Certo.

– Qual canal você utiliza normalmente para assistir a SONY?

– 49.

– Você poderia estar colocando no canal 49, senhor?

– Já está no 49.

– E qual mensagem aparece?

– Minha querida, já disse. Não aparece mensagem alguma.

– Senhor, poderia estar desligando seu receptor da tomada, aguardar 10 segundos e ligá-lo novamente?

(não fogem nunca do script!)

– Eu já fiz isso, moça. Acabei de desligar no início dessa ligação quando estava sem sinal.

– Poderia, por gentileza, fazer de novo, senhor?

(para não atrapalhar a eficiência do atendimento, levanto, desligo o aparelho, espero, ligo o aparelho)

– Continua a mesma coisa, moça.

– Qual outro canal o senhor está sem sinal?

– TNT, NatGeo, A&E…

– TNT. Poderia estar colocando neste canal, senhor?

– Pois não.

– Qual mensagem aparece, senhor?

– Minha filha… quantas vezes terei que dizer que não aparece mensagem alguma? Apenas tela preta!

– Poderia confirmar o número do seu cartão de acesso, senhor?

(levanto do sofá, desligo o aparelho, tiro o cartão, leio o número)

– Desculpe, senhor, mas não conseguimos solucionar. Para esse problema vou estar enviando um técnico para averiguar o que está acontecendo.

“Não conseguiu solucionar?!? Sério! Não brinca… Tentou de tudo, né? :-S” – pensei.

– Verifiquei sua conta e o senhor não possui o plano de assistência. Para essa visita do técnico será cobrada uma taxa de R$ 69,00.

(ao ouvir esse número, perdi minha calma)

R$ 69,00!!! Eu tenho que pagar 69 reais por um serviço que já pago para utilizar? Meu bem… não foi eu quem estragou esse m**da! Por um problema seus eu terei que pagar para consertar?

– Sim, senhor. Como você não tem o plano de assistência, a visita é cobrada.

– Isso é ridículo! Pago uma mensalidade para ter algo funcionando. E não está funcionando! Tenho que pagar mensalidade por um serviço que não está bem feito e que ainda não posso cancelar!

– Você pode cancelar seu plano sim, senhor.

– Não! Não posso porque vocês me obrigam a assinar um contrato de fidelidade de 1 ano! E cobrar por visita técnica é um absurdo!

– Senhor, se você não quiser pagar esse valor… você pode estar parcelando em 2 x R$34,50…

Interrompi:

– Moça. Você não entendeu! Eu não quero pagar NADA! Valor nenhum! Muito menos parcelado.

(ela já tava nervosa)

– Olha, senhor. Estou apenas fazendo o meu trabalho. Não tenho culpa de nada (isso ela tem razão, mas ultimamente vem sendo utilizado amplamente como desculpa)

– Não posso fazer mais nada, senhor. Se quiser terá que pagar a taxa para a vista técnica.

– Então vou cancelar. É o jeito.

– Tá, vou estar te transferindo para o setor responsável. (Curta e grossa. Tu… tu… tu…)

A ligação é transferida:

– Boa noite, senhor.

– Boa noite. Eu estava falando com o suporte técnico e, como não conseguiram resolver meu problema, eu gostaria de cancelar meu contrato.

– Você poderia estar me dizendo o que ocorreu?

(conto de novo a história que alguns canais não têm sinal)

– Vamos tentar solucionar o problema. Você pode confirmar o número do seu cartão de acesso?

(digo mais uma vez o número do cartão)

– Você poderia estar desligando o seu receptor e ligando novamente após 10 segundos?

– Olha, moça. Acabei de fazer isso. Tem certeza que você quer que eu faça isso de novo?

– Por favor, senhor.

(um dia descubro o limite da minha paciência! Juro que descubro! Levantei, coloquei o cartão de acesso, desliguei o aparelho, esperei, liguei o aparelho, esperei ligar…)

– Pronto, moça.

– Coloque no canal que você diz estar sem sinal. Aparece alguma mensagem?

– Não! Não aparece nada. Tudo preto! – (a situação tá preta também!)

– Então, senhor. Precisarei enviar um técnico até o local para verificar o que está ocorrendo. Vou estar agendando…

– Olha aqui, dona. Acabei de conversar com o suporte técnico e disseram que tem uma taxa para essa visita e, por isso, exatamente por isso que quero cancelar meu contrato!

– Não senhor. Não será cobrada taxa nenhuma…

– Não?

– Não. Eu verifiquei no sistema e consta uma promoção para o senhor que o isenta da taxa. A promoção é válida por 12 meses e vou estar ativando hoje. Então, nos próximos 12 meses, durante a promoção, você não precisará pagar a taxa.

“Ah! Agora existe uma promoção e não precisa pagar taxa, né?” – pensei.
– Ok. Então agende a visita do técnico.

– Qual o melhor horário para que não ocorra risco de não ter ninguém para recebê-lo?

– Fora do horário comercial, pode ser? Brincadeira. Veja o dia disponível que dou um jeito.

– Ele tem acesso fácil a antena, senhor?

– Moça. A antena fica no telhado do prédio. Acredito que o porteiro tenha a chave e dê permissão.

– Ele precisará de escada?

– Minha filha… eu NUNCA fui no telhado do meu prédio! Como vou saber se precisa de escada?

– Tudo bem senhor. Vou estar agendando a visita para ……. (uma data em abril!)

– Tenho que esperar mais um mês para resolver meu problema?

– Infelizmente, senhor. Só temos horários disponíveis após essa data.

– Tudo bem, né. Fazer o quê…

E assim encerra a parte útil da conversa. O resto foi confirmação de endereço, dados e aquele tanto de números de protocolo e etc.

Vou esperar. Em abril faço um update desse post contando o resultado.

.

5 Responses to Uma “eficiência” de atendimento da SKY

  1. BragaMatta disse:

    Qualquer dia vc está assim!!!

    hahaha

  2. […] Fiquei de atualizar o post anterior, mas achei que ficaria muito grande. Para quem não sabe da história, veja primeiro o post Uma “eficiência” de atendimento da SKY. […]

  3. bet coupon disse:

    What’s up to every single one, it’s actually a nice for me to visit
    this site, it contains valuable Information.

  4. mayara disse:

    Oiii a mesma coisa aconteceu cmgo hj dia 22/03/2017 a msm conversa o msm problema o msm canal . Entao fiquei mto brava e desluguei na cara dela sem agendar tecnico nenhum pq tbm acho uma palhacada ter q pagar por uma coisa q n funciona . Resumindo peguei desisntalei os cabos do aparelho e da tv e instalei d nv rosqueando o da antena ate o final, peguei busquei os canais novamente e ate q enfim voltaram funcionar . p senhor n ter q pagar os tecnicos e esperar ate la e tal tenta fzer isso q vai resolver. Espero ter ajudado

Deixe um comentário

